Economia
1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços e bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.
2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
R: No ponto de vista econômico, a empresa ou estabelecimento comercial é a combinação realizada pelos empresários dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia e de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Na parte jurídica reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa.
3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
R: Num contexto de equilíbrio parcial, no qual observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis).
4. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
R: Como parte da ciência econômica preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviço, bem como dos fatores de produção.
5. Como se divide o estudo microeconômico?
R: O estudo microeconômico se divide:
Análise de demanda – que se divide em: teoria do consumidor (demanda individual) e teoria da demanda de mercado;
Análise de Oferta – que se divide em: oferta da firma individual ( onde se aborda teoria da