Economia
Existe 3 tipos de fatores de produção: Recursos Naturais, trabalho e capital.
Recursos Naturais:
Recursos renováveis: Não se esgotam com facilidade, devido a rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção.
Recursos não Renováveis:
São bens que não podem ser repostos pela Natureza num período muito longo da sua reposição, ou seja não acompanha o ritmo das necessidades humanas.
Trabalho:
Representa a capacidade humana para trabalhar, ou seja, para realizar tarefas necessárias a um qualquer processo produtivo. O trabalho compreende toda a atividade física e intelectual, remunerada, com vista à criação de bens ou serviços.
Tipos de trabalho:
Simples, complexo, manual e intelectual.
População Ativa e inativa.
População ativa- Representa todos os indivíduos que desempenham atividades remuneradas ou os, que embora não estejam empregados nesse determinado momento, se encontra à procura de emprego. (empregados e desempregados)
População inativa- É composta por todas as pessoas que não desempenham atividades remuneradas. Ou seja, as crianças, os estudantes, os deficientes, os inválidos e os reformados.
Capital Capital técnico é o conjunto de meios materiais utilizados pelas empresas na produção de outros bens.
Tipos de Capital: * Capital Técnico – é o conjunto de meios materiais utilizados pelas empresas na produção de outros bens. O capital técnico é composto pelo capital circulante e pelo capital fixo.
Capital Circulante – engloba todos os meios de produção incorporados no processo produtivo de outros bens, que desaparecem por completo após a sua utilização, como as matérias- primas e as matérias-subsidiárias. Capital Fixo – corresponde ao conjunto dos meios de produção que podem ser utilizados várias vezes para o mesmo fim, como é o caso dos equipamentos, dos edifícios ou dos meios de transporte que as empresas utilizam para concretizarem