economia
Estado (Nação)
Um estado-nação é uma área geográfica que pode ser identificada como possuidora de uma política legítima, que pelos próprios meios, constituem um governo soberano. Enquanto um estado é uma entidade política e geopolítica, uma nação é uma unidade étnica e cultural. O termo "estado-nação" implica em uma situação onde os dois são coincidentes. O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também.
O conceito de um estado-nação pode ser comparado e contrastado com o de um estado multinacional, cidades-estado, impérios, confederações, e outras formações de estados dos quais podem sobrepor-se. Ao longo da história, existiram estados-nações em diferentes épocas e lugares do mundo, e atualmente representam a forma dominante de organização geopolítica mundial.
Objetivos do Estado
Fins Objetivos-Relacionado à indagação sobre o papel do Estado no desenvolvimento da história da humanidade. Aristóteles e Platão defende que existe Fins Universais Objetivos Fins comuns a todos os Estados de todos os tempos e outros autores defendem a existência de Fins particulares que resultam das circunstâncias que surgiram e se desenvolveram
Fins Subjetivos – É o encontro das relações entre os Estados e os Fins Individuais. Os fins do Estado deverão ser a síntese dos fins individuais.
Existe outra classificação dos Objetivos do Estado
Fins Exclusivos
Fins Concorrentes
Fins Complementares
Instrumentos de intervençao do estado
Para alcançar os seus objectivos o estado utiliza como instrumentos o planeamento e as politicas económicas e sociais. Planeamento
Instrumento onde o estado fixa um conjunto de objectivos económicos e sociais que pretende alcançar no curto, médio e longo prazo, através da elaboração de um plano.
O plano é obrigatório (imperativo) para o