Economia
Questão 9: Escassez significa o mesmo que pobreza? Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é a conseqüência da distribuição desigual, desses recursos pela falta de disponibilidade de adquiri-los.
Questão 1: O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise? O Estado deveria intervir na economia do país com o objetivo de conduzir o pleno emprego.
O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mínimo (de intervenção mínima - o liberalismo econômico) e apregoava o Estado Grande (gastador), com a função de organizar a desordem econômica e amenizar as perdas por meio da elevação dos gastos públicos.
O Estado, para Keynes, deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas.
A preocupação maior de Keynes surgia do seu ceticismo em relação à capacidade de auto-regulação do mercado, e, por isso, ele considerava que o Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade.
Partindo dessa premissa, Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar súbitas flutuações da eficiência marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos.
Enfim, em linguagem bem simples, ele defendia o 'Welfare State' (o Estado de bem-estar social) que, grosso modo, é uma espécie de Estado-providência, promotor (protetor e defensor) social e organizador da economia. Um Estado que toma para si a responsabilidade de regulamentar a vida e a saúde social de sua nação, garantindo serviços públicos e proteção à população.
Questão 9: 5 – Explique como o governo pode interferir no equilíbrio de mercado.
O governo intervém na formação de preços de mercado, a nível microeconômico , e quando fixa impostos e subsídios, estabelecem