economia
Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos. Nesta ciência, tudo se resume a uma restrição quase física – a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens de serviço com os recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Logo, a escassez econômica seria a situação gerada pela razão de produzir bens com recursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas.
2) Disserte acerca dos pilares do modo de produção capitalista.
O capitalismo caracteriza-se por um sistema e organização econômica baseado na propriedade privada dos meios de produção, isto é, os bens de produção ou de capital. Entre os elementos estão: o capital, que seria o conjunto de bens econômicos heterogêneos, tais como máquinas, instrumentos, fábricas, terras, matérias-primas, capaz de reproduzir bens e serviços; a propriedade privada, que seria o capital pertencente a alguém (o capitalista). É pela propriedade que o capitalismo se apropria de parte da renda gerada nas atividades econômicas. Além disso, no sistema capitalista há a presença da divisão do trabalho, ou seja, a especialização de funções que permite a cada pessoa usar, com a máxima vantagem, qualquer diferença peculiar em aptidões e recursos, existindo também a simplificação de funções, levando a mecanização, que permite poupar o tempo perdido de passar de uma tarefa para outra, aumentando então a eficiência do processo produtivo. A moeda é outro elemento de extrema importância, possuindo quatro funções básicas: meio de troca, reserva de valor, unidade de conta e padrão para pagamentos diferidos no tempo.
3) Sobre a História do Pensamento Econômico apresente as principais ideias das seguintes escolas:
a) Mercantilistas
A fase inicial do mercantilismo originou-se no período em que a Europa estava passando por uma aguda escassez de ouro e prata em