Economia
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
DISCIPLINA ECONOMIA
2 – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO - Uma visão do consenso de que a teoria econômica, de forma sistemática, iniciou-se em 1776.
A Economia surgiu como ciência a partir de 1776, com a publicação da obra de Adam Smith (1723-1790), “A Riqueza das Nações”. Antes disso a Economia não passava de um pequeno ramo da Filosofia Social e do Direito. Com o Mercantilismo e a Fisiocracia, as idéias econômicas conheceram tiveram alguns desenvolvimentos, mas na Antiguidade e na Idade Média as relações econômicas eram bastante simples.
1. – ANTIGÜIDADE
Mesmo nas sociedades primitivas, os homens precisavam organizar-se em sociedade, para defender-se dos inimigos, abrigar-se e produzir comida para sobreviver. A divisão do trabalho permitiu o desenvolvimento da espécie humana em comunidades cada vez maiores e mais bem estruturadas. Na maior parte dos casos, a produção era basicamente para a sobrevivência. Algumas pessoas produziam um pouco mais, permitindo as trocas, o que gerou especialização. Assim como surgiram os lideres militares, alguns homens mais habilidosos aprenderam uma profissão e passaram a reunir aprendizes e ajudantes. Aos poucos, o trabalho de alguns homens passou a ser suficiente para atender às necessidades de um conjunto cada vez maior de pessoas. Surgiram, então, as classes dos soldados, dos religiosos, dos trabalhadores e dos negociantes. Os lideres das comunidades geralmente eram pela força. Na Grécia antiga, como em Roma, a maior parte da população era composta por escravos, que realizavam todo o trabalho em troca do estritamente necessário para sobreviver em termos de alimentos e vestuário. Os senhores de escravos apropriavam-se de todo o produto excedente às necessidades de consumo dos trabalhadores. A economia era quase exclusivamente agrícola, o meio urbano não passava de uma