Economia
Curso: Gestão Estratética
Matéria: Finanças Corporativas
- Cenário econômico para 2015
No ínicio do ano as projeções de crescimento dos economistas para 2015 eram melhores, mas com o decorrer do ano de 2014, elas foram diminuídas e não estão muito diferentes de 2014, para alguns setores será de muito desafio até meados de 2015, pois o crescimento está previsto para 1,73% que no primeiro semestre era de 1,80% (Boletim Focus, Junho, 2014.). A falta de água no Brasil, principalmente no Sudeste será bastante agravante no setor industrial, energia elétrica e no ramo alimentício. Tem empresas já planejando demições e realocações de seus funcionários se as chuvas não voltarem com uma certa intensidade até Dezembro de 2014. Se tivermos que importar produtos que não estão sendo produzidos pelo Brasil, os preços aumentarão, o consumo diminuirá, assim afetando nosso crescimento do PIB que será de 3%, segundo economistas. Precisamos diminuir o consumo de energia e gastar água desnecessariamente, pois o racionamento será necessário.
O cenário econômico para a inflação e juros não têm boa perspectiva, pois não há projeções de diminuição e isso se deve elevado gasto brasileiro que nas projeções apresentadas pela ministra de planejamento para 2015 mostram bastante com investimentos e sem projeções de retorno, mas mesmo assim ela se mostra confiante.
Penso que o crescimento para 2015 seja pouco no Brasil, muitos países também terão a projeção igual, porém o risco da inflação e juros brasileira supera a dos demais.
- Cenário econômico para 2020
As projeções ao longo desta década sofrerão pequenas variações, segundo os especialistas financeiros. O PIB apresentará uma queda de aproximadamente 20% comparado com 2014, penso que é devido ao juros e impostos que há no Brasil. As importações legais e ilegais vem crescendo, pois produtos de boa qualidade estão sendo fabricados fora do Brasil mas ao importa los legalmente podem chegar até mais que 30%