Economia
Definimos como Demanda ou procura a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores em um certo momento desejam adquirir.
A procura depende de alguns fatores que nos influencia na hora da compra.
Os economistas supõem que a curva ou escala de procura revela as preferências do consumidor, sob a hipótese de estarem maximizando os preços e reais necessidades de consumo.
Normalmente a curva declina para baixo, no sentido da esquerda para a direita, com relação ao preço.
Se a um bem que seja similar de valor inferior a tendência, é sempre comprarmos o de valor mais baixo, quando se aumenta o valor de um bem comprometendo em muito a renda, o consumidor perde o poder aquisitivo.
Se a renda do consumidor aumenta, o aumento da demanda é normal, a demanda de bens e serviços também são influenciadas por outros fatores, a demanda também sofre influencia dos hábitos e preferências dos consumidores.
Pode se conceituar oferta como várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado por um determinado período de tempo.
Diferentemente da demanda, a função da oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços.
A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado.
Se a quantidade ofertada se encontrar abaixo da zona de equilíbrio a tendência é termos escassez do produto no mercado.
Se a quantidade estiver acima da zona de equilíbrio haverá um excesso de produção, e acumulo de estoques.
Para se chegar a uma situação de equilíbrio, tanto consumidores como ofertantes, devem estar satisfeitos com o produto e com a oferta.
Na intersecção das curvas de oferta e demanda, teremos o preço e a quantidade de equilíbrio, isto é, o preço e a quantidade se atendem ás aspirações dos consumidores e serviços.
O governo intervém na formação de preços de mercado quando fixa impostos, da subsídios,