economia
I - Por simplificação, os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras).
II – As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção.
III – As empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias no mercado de bens e serviços.
IV - As empresas são proprietárias dos fatores de produção e, desta forma, têm o direito de utilizá-los.
Em relação a essas afirmativas:
E –
A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção. Considere inicialmente as Alternativas de Possibilidades de Produção abaixo demonstradas: Alternativa A B C D E F
Aço (milhões de toneladas) 0 15 18 22 26 34
Ferro (milhões de toneladas) 50 40 20 12 9 0 Esse quadro nos fornece as possibilidades de produção de uma planta que, por hipótese, pode produz apenas dois tipos de bens: ferro e aço. Considerando então os dados apresentados, indique a alternativa correta:
A
Considere o tipo de mercado em que existe, de um lado, um único empresário dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, produto substituto perfeito ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Essas características correspondem:
A