ECONOMIA
Bens e serviços
No sentido econômico somente existem duas coisas que atendem às necessidades humanas: bens e serviços. Bens: tudo aquilo que atende às necessidades das pessoas. Diante disso, podemos classificar os bens da seguinte forma:
Segundo a escassez:
Bens livres: são ilimitados, não têm valor monetário, portanto, não participam do mercado. Não fazem parte do estudo da Economia. Ex.: o ar, o mar, a luz solar etc.
Bens econômicos: são escassos, têm valor monetário e participam do mercado. Fazem parte do estudo da Economia. Ex.: carro, casa, mesa, roupas etc.
Quanto à natureza, os bens econômicos podem ser:
Bens imateriais (intangíveis). Exemplo: serviços.
Bens materiais (tangíveis). São classificados, quanto ao destino, em bens de consumo e bens de produção.
Os bens de produção: não atendem de imediato nossas necessidades, mas irão atendê-las no futuro. Ex.: matéria-prima, máquinas, aplicações financeiras etc.
Bens de consumo: atendem de imediato as nossas necessidades. E podem ser:
A.Duráveis: tempo indeterminado de uso (sem prazo de validade). Ex.: carro, geladeira etc.
B.Não duráveis: tempo determinado de uso, também conhecidos como perecíveis (com prazo de validade). Ex.: remédio; alimentos etc.
Os bens, também, podem ser classificados como:
Bens intermediários: devem sofrer processos de transformações.
Bens finais: já estão aptos para o consumo.
Observe, porém, que os considerados bens finais para uma empresa podem ser, para outras empresas, classificados como bens intermediários. Exemplificando: o pneu para a Pirelli é um bem final, enquanto para a Volkswagen ele é um bem intermediário, pois o pneu irá sofrer um processo de montagem para um bem final, que é o automóvel.
Serviços: tudo aquilo que atende às nossas necessidades, com uma diferença quanto aos bens econômicos: eles são intangíveis, isto é, intransferíveis. Ex.: consulta médica
Fatores de produção
A fim de obtermos bens e serviços, a economia necessita de