economia
Sobre a política macroeconômica falaremos o conceito e características gerais dessa política, a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e sobre as despesas planejadas (demanda agregada); os objetivos a serem alcançados pela economia como o pleno emprego, baixas taxas de inflação, distribuição de renda justa, o crescimento econômico; os principais instrumentos para atingir tais objetivos como as políticas fiscal, monetária, cambial e comercial, e de rendas; e por fim a estrutura e análise macroeconômica.
3. INsTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA Para atingir aos objetivos de política econômica, o governo dispõe de um conjunto de instrumentos, os quais serão apresentados a seguir:
3.1 POLÍTICA FISCAL
Em muitas análises econômicas, é comum a utilização do termo "tripé fiscal-monetário-cambial”, que nada mais representa do que a forma como o governo está conduzindo a política econômica. Um dos componentes desse "tripé" é exatamente a política fiscal, que, como já se viu, refere-se às ações do governo tanto do lado dos gastos públicos (quanto e onde o governo gasta), como do lado da arrecadação tributária (quanto e como o governo arrecada, em todas as suas esferas). A composição de gastos e arrecadação leva ao conceito de déficit público.
A política fiscal pode ser dividida em duas grandes partes: a política tributária e a política de gastos públicos. Como se sabe, o governo (nas esferas