economia
Ao longo do semestre, diversos assuntos foram abordados na disciplina Economia Agrícola: Oferta e demanda, equilíbrio de mercado, elasticidades (elasticidade preço de demanda, elasticidade renda da demanda, elasticidade preço cruzada da demanda, elasticidade preço oferta), fixação de preço mínimo, custo de produção, estruturas de mercado e teoria da firma. Assuntos fundamentais para a compreensão da estrutura do mercado agrícola e da interferência do governo com a finalidade de garantir renda ao produtor, estabilidades dos preços e formação de estoques para regular o abastecimento alimentar.
A demanda refere-se a quantidade de um bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir por um preço definido, em um dado mercado, durante um determinado período de tempo. O termo oferta refere-se a quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender em um determinado período, a um dado preço. O modelo da oferta e da demanda e sua relação com os preços dos produtos agrícolas é uma ferramenta extremamente útil para entendimento do mercado agrícola, por ajudar na compreensão de como e do porque das oscilações dos preços . A demanda é uma ferramenta decisiva para os produtos quando se refere a tomada de decisão em o que produzir e quanto produzir.
A elasticidade é um número que informa a variação percentual que ocorrerá em uma variável como reação a um aumento de um ponto percentual em outra variável. A elasticidade permite analisar a variação da demanda em função do aumento dos preços, renda do consumidor e do aumento do preço de outros bens. A analise da elasticidade dos produtos agrícolas em função da variação dos fatores supracitados, auxilia nas analises sofridas pelos mercados agrícolas quando uma dessas variáveis sofre alguma alteração.
A política agrícola de preços mínimos é a forma de garantir a produção e uma renda mínima aos produtores. Através dos diversos instrumentos que permitem a execução da política de preços