Economia
Ao longo do período em análise foram vários os programas de intervenção económica do Governo Angolano, Estando a economia angolana afectada por diferentes problemas estruturais, ampliados por força das destruições maciças provocadas pela guerra, porem o Governo Angolano foi definindo, ao longo dos anos, diferentes formas de intervenção tendentes a mitigar as difíceis condições de vida das populações e a proporcionar condições mínimas de recuperação de certos sectores de actividade económica.
Pode dizer-se que os conteúdos dos vários programas de política económica e sociais criados pelo Governo Angolano foram marcados pela decisão política de assegurar a transição para uma economia de mercado. Por tanto, o presente trabalho irá debruçar-se sobre as políticas e as estratégias adoptadas pelo governo angolano com vista o desenvolvimento sòcio-econònomico de Angola assim como os objectivos por alcançar, olhando para os principais sectores da economia.
ESTRATÈGIAS E POLÌTICAS DE DESENVOLVIMENTO EM ANGOLA.
Após a guerra que assolou Angola Governo foi definindo, ao longo dos anos, diferentes formas de intervenção tendentes a mitigar as difíceis condições de vida das populações e a proporcionar condições mínimas de recuperação de certos sectores de actividade económica. Foi assim que com o fim da guerra Angola teve uma importante agenda de trabalho que incluí: consolidar a paz, a reconciliação política, reformar as instituições, elaborar novas estratégias de desenvolvimento, com parcerias pública e privada, acordadas pelos legislativos, judiciário e executivo.
Por outro lado, há a urgente e forte necessidade de se aumentar a produção agrícola para: a) Satisfazer as necessidades internas que ainda continuam fortemente dependentes da ajuda alimentar e das importações; b) Iniciar a recuperação da economia rural, destruída por longos anos de guerra e políticas económicas pouco eficientes.
Apesar da urgência