ECONOMIA
Os sistemas econômicos podem ser classificados em: sistema capitalista ou sistema socialista.
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Na lógica do capitalismo está o aumento de rendimentos. Estes rendimentos podem ser concentrados ou distribuídos, sem que isso nada tenha a ver com a essência do sistema. Concentração e distribuição dos rendimentos capitalistas dependem muito mais das condições particulares de cada sociedade.
O capitalismo só pode funcionar quando há meios tecnológicos e sociais para garantir o consumo e acumular capitais. Quando assim sucede, tem conservado e até aumenta a capacidade econômica de produzir riqueza.
Existem variações dentro do capitalismo, como o capitalismo financeiro ou capitalismo monopolista, que corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio