Trabalho Solos
Os silicatos constituem a classe de maior importância, representando cerca de 25% dos minerais conhecidos e quase 40% dos minerais comuns. Em química, um silicato é um composto consistindo de silício e oxigênio (SixOy), um ou mais metais e possivelmente hidrogênio. É usado também em referência à sílica ou a um dos ácidos silícicos.
Os minerais compostos de silicatos são caracterizados pela forma tetraédrica de seus cristais. Por vezes, os tetraedros se juntam em cadeias, cadeias duplas, folhas ou em estruturas tridimensionais. Eles são subclassificados em grupos baseados no grau de polimerização do tetraedro, tal como: nesossilicatos,sorossilicatos,ciclossilicatos,Inossilicatos (de cadeia simples e dupla),filissilicatos e Tectossilicatos.
Em geologia e astronomia, o termo silicato é usado para denotar um tipo de rocha que consiste de silício e oxigênio (geralmente como SiO2 ou SiO4), um ou mais metais e possivelmente hidrogênio. Tais rochas variam de granito a gabro. A maioria da crosta da Terra é composta de rochas de silicato, assim como as crostas de outros planetas rochosos.
2 NESOSSILICATOS
Este grupo é constituído por tetraedros não polimerizados, unidos por cátions intersticiais que, de acordo com as suas dimensões e carga, coordenam o empacotamento da matéria definindo o arranjo interno dos minerais e consequentemente as formas externas (hábitos) dos minerais. Dessa forma, quando o cátion é suficientemente pequeno, como Be++ (0,35A0), somente é permitida a coordenação 4 com os oxigênios dos vértices do tetraedro fundamental, daí a dificuldade de arranjar os tetraedros de maneira a ocupar o mínimo de espaço possível e mantendo a neutralidade elétrica, de tal modo que cada cátion coordene somente quatro oxigênios. Isto conduz a estrutura bastante complexa da fenaquita e willemita (trigonal romboédrica).
2.1 Cianita
Agregado de cristais de cianita com forma arbocescente
- Fórmula Química - Al2SiO5
- Composição - 62,92