economia
A elasticidade renda da demanda ela mede a variação percentual na quantidade demandada, de um bem dado uma variação percentual na renda do consumidor.
Existem alguns cálculos que são feitos para se ter uma noção se o aumento ou a baixa da renda é favorável ou não para o negocio.
Ex: Se a elasticidade-renda for menor que 1 e positiva o bem é inelástico a renda ou seja não haverá nenhuma alteração com relação a demanda.
Se a elasticidade-renda já for maior que 1 e positivo esse bem é elástico a renda haverá uma demanda maior por esse bem de consumo.
No caso de termos uma elasticidade negativa o bem é considerado inferior ou seja aumento na renda geram reduções na quantidade demandada normalmente isso ocorre devido a substituição por outros bens.
Elasticidade-preço cruzada da demanda
A elasticidade preço da demanda cruzada é a medida de o quanto varia a demanda por um bem em resposta a uma variação de preço de outro bem. A elasticidade preço da demanda cruzada é a razão entre proporções de variação, expressas em percentagem.
Por exemplo, se um aumento de 30% no preço de combustíveis levar a uma queda de 10% na demanda por automóveis, diz-se que a elasticidade preço da demanda cruzada é igual a -10%/30%, ou -1/3.A elasticidade preço da demanda será caracterizada positiva quando ela for medida
A elasticidade preço da demanda será caracterizada positiva quando ela for medida entre bens substitutos e será negativa quando se tratar de bens complementares.