Economia
MBA PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE - IFRS
1) A cadeia de empréstimos de alto risco sem garantia pelos tomados que foram usados como produto nas diversas operações do mercado financeiro, antes mesmo de comprovada a capacidade de pagamento do primeiro tomador do empréstimo.
2) A crise se espalhou pelo fato de um setor comprar papéis (títulos financeiros hipotecários) uns dos outros, ou seja, foi livre a circulação desse tipo de transação sem garantia na economia: quem não vendia, comprava e vice-versa.
3) A crise atingiu o Brasil, mas não com o mesmo impacto de outros mercados. Surpreendentemente, nosso sistema bancário-financeiro mostrou-se bem controlado e operando sobre bases com garantia mínima para o crédito. Mesmo assim, desde 2008 a economia vem crescendo em taxas mínimas e, segundo economistas, esse ano já enfrentamos a recessão técnica – Isso significa que o país produziu menos riquezas no período, em comparação com anteriores.
4) O Estado sobrevive de impostos, então para que tenha dinheiro necessita que as engrenagens da economia estejam funcionando na plenitude para que assim os contribuintes gerem riqueza, e assim, possa financiar a atividade estatal por meio do pagamento dos tributos. O sistema financeiro é vital nesse sistema, haja vista que é fomentador do mercado, ou seja, coloca investe no setor produtivo, empresta dinheiro ao mercado, financia etc... além disso, o governo pode manipular os depósitos compulsórios dos bancos para controlar a inflação.
5) Com a participação do governo, mas de forma limitada. O governo deve agir até o ponto de garantir a segurança do mercado, como auditor e não controlando passo a passo o setor financeiro.