AGRADECIMENTOS TCC
1. O tema central abordado no texto “Supremo blá-blá-blá” é a postura adotada por diversos ministros do Supremo Tribunal Federal. A crítica se baseia no fato de que há muitos discursos longos que muitas vezes não levam a soluções, e sim, a uma morosidade nos processos judiciais. O tema abordado é explicitado nos trechos “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário”, e, “Falar muito não significa ter muito a dizer”.
O autor argumenta que o momento em que são julgados os processos dá-se mais importância para a exposição e para a complexidade dos discursos, do que para o que realmente é importante, que é a busca pela objetividade e a resolução dos casos. A posição adotada pelo autor fica clara nesse trecho do texto “O costume começouhá mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado”. Neste trecho o autor também explicita seu ponto de vista “Não há duvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”.
3. A. O primeiro trecho sobre Abraham Lincoln requer do leitor um conhecimento de mundo, pois deve haver correspondência entre os conhecimentos ativados a partir do texto e o conhecimento de mundo armazenado pelo leitor em sua memória. Um leitor sem conhecimento de mundo não conseguirá estabelecer a relação entre o que fala o texto e o que fala o discurso de Gettysburg realizado em 1863, um discurso que ficou mundialmente conhecido.
B. O segundo trecho, sobre a Justiça Brasileira, utiliza o conhecimento prévio que o leitor tem que é resultado de sua vivencia como cidadão brasileiro. O trecho requer do leitor um conhecimento lingüístico para que ele possa interpretar e inferir