economia
Curso: Direito Disciplina: Economia Nome: Jenifer M. Pinto RA: 8205972993 Professor (a): Giovani Papini
PASSO FUNDO, 25 DE SETEMBRO DE 2014
Evolução do Pensamento Econômico/Precursores e teóricos.
Antiguidade: Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia, aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C), em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.
Mercantilismo:
Em termos históricos, pode-se dizer que a ciência econômica começa a se estruturar a partir do século XVI (anos 1500), Continha princípios como fomentar (estimular, apoiar) o comércio exterior e juntar/amontoar riquezas. Esta postura econômica teve como consequências negativas, o nacionalismo exacerbado, estimularam guerras e manteve poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.
Fisiocracia: Surgiu no século XVIII (anos 1700), escola de pensamento francesa, que elaborou alguns trabalhos importantes, sendo o de maior destaque, o do médico François Quesnay, que escreveu a obra Tableau Économique. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”) em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Os fisiocratas associaram conceitos da Medicina à Economia (Quesnay era médico):
Circulação, fluxos, órgãos, funções.
Os Clássicos:
Adam Smith, David Ricardo, John Stuart