economia
RANKING
PAÍS
TOTAL DE CIRURGIAS PLASTICAS
1°
Estados Unidos
1.094.146
2°
Brasil
905.140
3°
China
372.773
4°
Itália
316.470
5°
México
299.835
Total
Mundo
6.371.070
Fonte: Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS); dados referem-se a 2012.
Os norte-americanos ainda são os campeões do bisturi, mas o Brasil já é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com as informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), somente no ano passado foram 300 mil cirurgias feitas no Brasil – em 1994 o número era três vezes menor. A explicação para o crescimento dessa procura pode estar no preço: as cirurgias estão mais baratas que antigamente (variam, em média, de R$ 2 mil a R$ 8 mil) e o pagamento pode ser parcelado em várias vezes. Mas o presidente da SBCP em Minas, Ronan Horta, acredita que há também, outro motivo impulsionando as pessoas para as clínicas dos cirurgiões plásticos: “Atualmente, a juventude e a boa aparência são pré-requisitos para arrumar emprego e continuar empregado”. E no ano passado, mais de 30 mil cirurgias plásticas foram realizadas em adolescentes, o que equivale a 10% do total de cirurgias feitas nesse ano no País.
E para dar conta desta demanda, os brasileiros contam com pouco mais de cinco mil profissionais, o que representa 16% dos cirurgiões plásticos do mundo.
E atualmente, 40% das cirurgias plásticas feitas no Brasil são reparadoras e 60% são estéticas embora o presidente da SBCP não goste do termo e afirme que esses procedimentos cirúrgicos são também “reparadores” da ação do tempo ou das consequências de uma gravidez para o corpo de uma mulher, por exemplo. O médico Ronan Horta afirma que o custo das cirurgias plásticas barateou porque hoje a maioria delas pode ser feita com anestesia local e o paciente passa apenas algumas horas no