Flip-Flop
O flip-flop é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída.
Alguns flip-flops também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual. Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação.
A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop.
2. Quantos tipos de Flip-Flops existem?
Existem quatro tipos de flip-flops: Flip-Flop tipo T, Flip-Flop RS Síncrono, Flip-Flop J-K, Flip-Flop D.
O Flip-Flop Tipo T inverte seu estado sempre que a entrada de clock sofrer uma modificação sempre que a entrada T estiver em estado alto, quando a entrada T está em estado baixo mantém o valor do seu estado.
O Flip-Flop RS Síncrono depende da habilitação de suas entradas por um sinal clock para que essas possam alterar o estado do mesmo. Este sinal pode operar de duas formas: mantendo entradas ativas durante todo o período do pulso ou apenas no instante da mudança de estado do sinal de clock.
O Flip-Flop J-K tem o mesmo funcionamento do Flip-Flop RS como um comando de inversão.
O Flip-Flop D possui uma entrada, que é ligada directamente à saída quando o clock é mudado.
3. Representação da tabela da verdade dos Flip-Flops identificados.
Flip-Flop Tipo T Flip-Flop RS Síncrono
Operação do Flip Flop JK
J
K
Q
Q*
0
X
0
0
1
X
0
1
X
1
1
0
X
0
0
1
Flip-Flop J-K Flip-Flop D
4. Representação dos circuitos com portas NAND e NOR. Circuito FF R-S com portas NAND e NOR.
Circuitos FF J-K com portas NAND e