Economia
È a ciência social que estuda como a sociedade administra os recursos produtivos (mão de obra, terra, capital, matérias primas, entre outros) que são limitados, por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas, nenhum país consegue dispor de todos os recursos dos quais necessita. A questão central do estudo da economia é como alocar os recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo ás necessidades humanas.
Os problemas fundamentais econômicos são a escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem que são o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
Sistemas econômicos
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual esta organizada uma sociedade, os sistemas econômicos podem ser classificados em:
Sistema capitalista ou economia de mercado. È regido pelas forças de mercado predominando a livre iniciativa, ou seja, quem possui mais recursos pode disponibiliza-los na quantidade e na forma que lhe gere mais lucratividade, pois o sistema capitalista visa à lucratividade e é movido pela lei da oferta e da demanda.
Sistema socialista ou economia centralizada nesse sistema as questões econômicas são resolvidas por um órgão de planejamento central, exemplificando: o estado determina que a industrie interrompa a produção de um determinado produto para o inicio da produção de outro.
Definição de bens de capital, bens de consumo e bens intermediários.
Os bens de capital são aqueles que são utilizados na fabricação de outros bens como maquinas, equipamentos, terras e instalações lembrando que o trabalhador também se enquadra nessa situação, pois ele é o capital humano que contribui com a mão de obra esforço físico e intelectual na produção de bens e serviços.
Os bens de consumo são aqueles que atendem as necessidades das pessoas e podem ser classificados como duráveis