economia
Estudo com objetivo de comparar os conceitos centrais da teoria das Necessidades Humanas Básicas com aqueles descritos no Manual de Enfermagem de um hospital que adota esta teoria como norteadora para a assistência sistematizada. É uma pesquisa bibliográfica e documental, realizada em um hospital geral no Paraná. O instrumento de coleta foi baseado nos conceitos apresentados na referida teoria. As informações coletadas no Manual de Enfermagem foram analisadas com base em sua concordância com os termos considerados fundamentais na definição de cada conceito.
Constatou-se que o documento institucional continha e estava de acordo com todos os conceitos da teoria adotada: enfermagem, ser humano, ambiente, saúde/doença, necessidades humanas básicas, assistir e cuidar. Concluiu-se que a teoria norteadora estava representada de modo efetivo na proposta inicial para fundamentação do modelo assistencial da instituição, embora esta constatação não reflita o seu uso na prática.
Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:
1. Necessidades fisiológicas
Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.
2. Necessidades de segurança
No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.
3. Necessidades sociais
O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós