Economia
R: É considerado o marco fundamental do processo de consolidação da produção industrial brasileira e mesmo latino-americana. No Brasil a revolução de 1930 ocasionou perda de hegemonia politica pela burguesia cafeeira em favor da classe industrial. A queda do poder politico cafeeira, e trazer a politica industrial, o processo é substituição de importação. Os produtores aprenderam que tem que diversificava a produção e não ficar dependente de uns só pais comprador. 2- Que mecanismo de defesa do café, foi utilizados durante a Grande Depressão? De que forma a desvalorização cambial atendia ao objetivo do café?
R: O mecanismo de defesa do café, dos quais o mais frequente utilizado era a depressão da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação, procedimento que diminuía as perdas de receitas dos cafeicultores. O objetivo era impedir a que ainda maior dos preços, mais isso significava apenas um adiantamento da solução do problema. 3- Quais foram às consequências da defesa do café durante a depressão dos anos 1930 com Relação á renda nacional?
R: Contudo a defesa do nível de preços não só incentivou a produção interna ainda mais, o governo comprava os café com dinheiro emprestado aumentando sua divida externa. 4- Que papel assumiu o mercado interno após Grande Depressão?
R: O mercado interno assumiu o papel de consumir os produtos aqui no Brasil, os produtos não eram de boa qualidade e nem de bom preço, porque eram os primeiros produtos antes da Revolução Industrial. 5- O que caracteriza o modelo industrial por substituição de importação?
R: O momento de ruptura com o modelo primário-exportador da economia brasileira em favor de um modelo de desenvolvimento voltado para o mercado interno. O conceito é além de significar o inicio da produção interna de bem antes importado, denota também uma mudança qualitativa na pauta de importações do