Ensaio
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Cultura moderna e contemporânea
Professora: Adriana
Aluna: Ângelica Carvalho Bandeira
Ensaio
O espetáculo da vida moderna
No cotidiano do século XXI, a cultura se apresenta com caráter virtual, mutável, livre e dinâmico pelo avanço tecnológico que possibilitou a abordagem da multimídia, TV, internet, outdoor, cinema, fotografia, discos, rádio... através dos quais a realidade se transformou em imagem manipulada, artificial.
No mundo artificial da realidade produzida culturalmente e do comportamento orientado pela moda e pela mídia, a natureza é sempre uma representação, o marketing apoiado numa oferta de infra-estruturas e serviços (de comunicações, econômicos, culturais, de segurança, etc.), estrategicamente explora imagens com o uso dos meios persuasivos da comunicação e as passam à massa alienado-as.
Somos assistidos e assistimos o mundo todo, vestimos roupas na moda, compramos marcas famosas e caras, somos fãs de bandas internacionais, discutimos assuntos políticos, nos mobilizamos com as tragédias de pessoas e países desconhecidos..., enfim a mídia tem o poder de interligar o mundo e de manipular imagens e informações de acordo com seus interesses.
O grande desenvolvimento tecnológico trouxe consigo a degradação da vida e da cidade. Somos um turbilhão de massas em movimento, perdemos o caráter específico, essencial, somos julgados pela aparência, temos a necessidade de nos mostrar, apressados não temos tempo para analisar o ser, mas o que é mais evidente e rápido como a efemeridade da vida moderna. Adquirimos diversas identidades, muitas vezes contraditórias, que se manifestam de acordo com o momento e com a necessidade. O ser humano e a cidade se desmaterializaram, e pior se fragmentaram.
A cidade agora é palco de uma nova cultura urbana. Estamos cercados por nossos medos, nossos muros e cadeias, imersos num mundo de violência, desigualdade, de degradação das cidades, de