economia
Conforme dito por Maximiano (2000) as pessoas não eram negligenciadas pelas teorias clássicas, mas eram consideradas recursos do processo produtivo. Segundo Chiavenato (2004) entre as Teorias Clássicas e das Ralações Humanas, surgiram autores que, apesar de defenderem os princípios clássicos, foram pioneiros em revisar, criticar e reformular tais bases administrativas Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração. (CHIAVENATO, 2004, p.83). A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da administração cientifica de Taylor. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o que designa a Administração como uma técnica social básica. Isto levar necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações. A abordagem neoclássica nada mais é do que o resgate da Teoria Clássica atualizada irá dimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.Os teóricos clássicos têm importâncias positivas e negativas, até os dias de hoje.
TEORIA Classicahenry Fayol Organização Formal. Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais.
O homem era visto como ―Homo Econômicos‖ (a parte do ser humano que apenas produz e
(Consome). Como exemplo pode ser usado qualquer empresa que possuem hierarquia em sua organização. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANASMAYO, Follett, Roethloisberger, Dubin, Carwright, French, Zalesnick, Tannenbaume Lewin.Organização informal. Necessidade de se humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das Ciências Humanas. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Homo Social. Ser humano com