economia
PARTE I - Marque V ou F nos espaços correspondentes a cada item das questões.
1 – Sobre o Plano de Ação Econômica do Governo, lançado pelo governo Castelo Branco para combater a crise econômica pela qual o Brasil passava na primeira metade da década de 60:
( ) a - O Plano não considerava o controle inflacionário como pré-condição para a retomada do desenvolvimento.
( ) b - O PAEG adotou políticas de combate à inflação caracterizadas como sendo gradualistas.
( ) c - Os formuladores do PAEG entendiam que a causa principal da inflação era o excesso de demanda.
( ) d - Entre as mudanças institucionais promovidas pelo PAEG podemos mencionar a criação das sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas como “financeiras”, às quais caberia o financiamento ao consumidor.
( ) e - Teve na política salarial um de seus instrumentos mais importantes, e tinha por objetivo manter o nível do salário real médio verificado no período imediatamente anterior.
2 – Sobre o período da economia brasileira conhecido como “milagre econômico” é correto afirmar:
( ) a - A taxa média anual de crescimento da produção industrial foi maior no ramo de bens de consumo duráveis do que nos ramos de bens de capital e insumos intermediários.
( ) b - A política salarial foi alterada com o objetivo de recuperar o salário real a fim de impulsionar a demanda interna.
( ) c - O esgotamento da capacidade ociosa existente no início do período resultou na crescente necessidade de aquisição de equipamentos no exterior.
( ) d - A elevação do salário mínimo contribuiu para diminuir a concentração de renda.
( ) e - O aumento do endividamento das famílias foi impulsionado pelas reformas financeiras que propiciaram a compra de imóveis e de bens de consumo.
3 – Sobre o II PND podemos afirmar:
( ) a - O Plano representou uma mudança nas prioridades da industrialização brasileira, que passou de um padrão baseado no