economia
A AIDS e uma das doenças mais mortais conhecidas pelo homem. A antropologia se emonstra útil para a comprensao dessa doença no conytexto cultural, social e econômico, auxiliar no planejamento de alguma prevenção contra a doença.
VISAO GERAL DA PANDEMIA
Em 1992, 164 paises havia relatado casos de AIDS.
Em 2004, o HIV/AIDS (UNAIDS), em seu relatório anual sobre o AIDS,estimou que 39,4 milhoes de pessoas estavam vivendo com o vírus, 37,2 milhoes de adultos e 2,2 milhoes de crianças com menos de 15 anos e que 4,9 milhoes de pessoas haviam cido infectadas aquele ano e que 3,1 milhoes de pessoas havia morrido aquele ano com o vírus.
Houve alguns países como a Uganda se monstra regindo contra a doença, houve um aumento na America do Sul. Onde a Africa do sul, se monstrou com o maior numero de infectatos, com cerca de 5,3 milhoes em 2003, diminuindo assim a ciclo vital de uma pessoa para 40 anos em nome países africanos.
Onde existe a media de 13 mulheres para cada 10 homens infectatos com a doença.
Nos países mais ricos da America do norte, da Europa ocidental e central, o quadro também e alarmante.
Apesar da difusão de programas de educação na saúde nesses países a UNAIDS conclui que OS ESFORÇOS DE PREVENCAO NÃO ESTAO ACOMPNHANDO AS EPIDEMIAS EM MUDANÇAS NOS DIVERSOS PAISES, visto que novos setores da população esta se infectado: o fato e homens manterem relação sexual com outros homens e com usuários de drogas, o numero de pessoas heterosexuais estão se infectando com essas relações sem proteção.
Um grande problema, e a ocultação da informação que estão infectatos vindo de seus parceiros sexuais...
Alem de a AIDS ser perigosa por si própria, o fato de se ter um sistema imune comprometido também coloca as pessoas com AIDS em risco de outras doenças.
No mundo desenvolvido a maioria das pessoas precisam de tratamento anti- retroviral tem acesso ele, muitas agora recebem tratamentos como a terapia anti- retroviral altamente ativa