Economia
Macroeconomia: É o estudo do comportamento do sistema econômico por um reduzido número de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.
Política Macroeconômica: Refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando afetar agregados econômicos, como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda. Para a formulação e tomada de decisões de política econômica, é fundamental a avaliação oportuna e consistente da evolução da economia e de diferentes estratégias e alternativas de política.
Ciclos Econômicos: São períodos que se repetem periodicamente e que surgem no processo de desenvolvimento de uma economia de mercado. O crescimento econômico é sempre acompanhado por flutuações periódicas da atividade econômica: uma alternância entre a prosperidade e a recessão nos volumes de produção, investimentos, níveis de renda, preços, taxa de desemprego, taxas de juros, cotização de títulos financeiros. Distinguem-se quatro fases sucessivas no ciclo econômico: declínio, depressão, recuperação e boom.
Crescimento Econômico: Pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).
O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação