Economia
INTRODUÇÃO
Á ECONOMIA I
NOME: Ana Paula Gomes
CODIGO: 16775
NUMERO: 06
PROFESSOR: Márcio B. Lessa
1º SEMESTRE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1) Pesquisa bibliográfica dos principais aspectos da Teoria do Consumidor.
A Teoria do Consumidor trata fundamentalmente da teoria da escolha individual, envolvendo assuntos como a forma racional de consumo, preferência do consumidor e as curvas de indiferença.
Trata-se de uma teoria Microeconômica. O consumidor é um agente econômico que necessita de bens e serviços para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
O objeto básico da teoria do consumidor é o comportamento do consumidor individual. Sendo o consumidor visto como uma unidade de consumo ou gasto, portadora de certo orçamento.
Existe uma hipótese de que os indivíduos distribuem de forma racional a totalidade de suas despesas, buscando obter o máximo de satisfação dentro das limitações de orçamentos.
Devido a grande diversificação de consumidores, foram feitas pesquisas, surgindo teorias para se explicar o comportamento dos mesmos, pois alguns consomem somente o que é necessário, outros partem para o desejo, basicamente é: precisar matar a fome, um produto normal seria o arroz, porém o desejo pode ser o maior indutor a compra, adquirindo assim um lanche no Mc Donald’s, frente a isso se encontra uma grande variação entre consumidores.
Na busca de compreender tal comportamento, foram feito vários estudos:
- Abordagem da Teoria Cardinal – tendo como formuladores Gossen, Jevons e Walras, chegaram à conclusão de que as necessidades e desejos de bens e serviços podia ser medida, somando-se as utilidades obtidas no consumo dos bens e serviços. Procura analisar o comportamento do consumidor, partindo da hipótese de que os bens têm utilidade mensurável quantitativamente. Por meio da medida quantitativa da utilidade das coisas, o consumidor escolhe as diferentes alternativas de consumo, visando à