Economia
Todas as sociedades enfrentam o problema da escassez, uma vez que, as necessidades são ilimitadas e os recursos são limitados, é impossível satisfazer todas as necessidades do individuo, a sociedade precisa escolher que tipos de bens e serviços serão produzidos e que necessidades serão satisfeitas.
Os problemas econômicos fundamentais
O dilema de uma sociedade é sempre decidir como utilizar os recursos escassos para maximizar a satisfação dos indivíduos, desse dilema entre escassez de recursos e necessidades ilimitadas, surgem os problemas econômicos fundamentais: o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
O que e quanto produzir – ao escolher produzir determinada quantidade de um bem, significa que outras necessidades deixaram de ser satisfeitas, pois a utilização dos recursos para produzir um bem implica na redução da produção de outra, por tanto, ao escolher o que e quanto produzir, a sociedade enfrenta o custo de oportunidade.
Como produzir – Estimulando o desenvolvimento cientifico e tecnológico, para alcançar melhores técnicas de produção.
Para quem produzir – Está relacionado diretamente a distribuição entre os membros da sociedade, ou seja, é a repartição da produção na sociedade.
Os sistemas de organização econômica
São formas que a sociedade encontra para organizar suas formas de produção e consumo, são três os tipos de sistema econômicos: economia centralizada, economia pura de mercado e economia mista de mercado.
Economia centralizada ou planificada – são aquelas sociedades em que os meios de produção são de propriedade coletiva a as decisões sobre o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir são tomadas pelo estado.
Neste sistema existem dois fatores que dificultam são: a sobrecarga de informações e maus incentivos e competição insuficiente.
Economia pura de mercado – Caracterizada pela ausência de um órgão central de planejamento e o