Economia
RESPOSTA-Liquidez é uma palavra muito utilizada em negócios, que quer dizer que você pode converter ,transformar algo, bens, imóveis, carros, ouro... Em dinheiro, através de compra e venda. Existe Liquidez de curto e longo prazo, para entendermos melhor, um bom exemplo é uma casa tem menor liquidez que um investimento no banco, como uma poupança, porque o imóvel para se transformar em dinheiro vivo vai precisar ser vendido e dependendo pode demorar, já o dinheiro no banco para tê-lo em mãos basta ir ao banco.
2-O que diferencia a moeda de outros ativos existentes na economia?
RESPOSTA-Sua liquidez, ou seja, a facilidade que ela tem de ser trocada por outros serviços, bens.
Com esse exemplo, podemos entender melhor, não podemos trocar ou pelo menos é bem mais complicado trocarmos nossa geladeira por carne bovina, a geladeira é uma mercadoria, um ativo de baixa liquidez, mas se tivermos o dinheiro, a moeda, o papel-moeda conseguimos de maneira rápida adquirir os dois, não é fácil ou comum trocarmos um mês de academia por um par de sapatos, mas com o papel moeda em mãos podemos ter os dois. Por isso a moeda é diferenciada dos outros ativos.
3-Quem é responsável por definir os rumos da política monetária no Brasil?
RESPOSTA-O Banco Central.
4-Por que os bancos comerciais mantêm recursos financeiros depositados no Banco Central?
RESPOSTA- Os bancos comerciais são obrigados a fazerem um deposito no Banco central como garantia, tipo uma custódia para controlar a disponibilização da moeda, uma reserva, para que não chegue a faltar, é uma das regras para que eles possam atuar no mercado Brasileiro , -É o chamado depósito compulsório.
5-Qual o efeito da contração monetária na taxa de juros?
RESPOSTA- Contração monetária ou aperto monetário é uma diminuição da oferta de moeda. A taxa de juros representa o preço da moeda. Quanto mais moeda no mercado, menos valor ela tem e, portanto menor a taxa de juros. No caso de uma