economia
Disciplina: Sociologia Geral
Professor: Carlos Roberto Winckler
Bloco I
2. Por que se considera a obsolescência planejada uma arma estratégica do capitalismo? Aponte os tipos de obsolescência. Quais os efeitos biofísicos/ ambientais da expansão do capitalismo. Há alternativa a esse tipo de desenvolvimento?
Pois os inventores visavam apenas o lucro a qualquer custo e com isso passaram a diminuir a vida útil das mercadorias, fazendo com isso que as pessoas comprassem mais gerando mais lucro, pois se a vida útil dos produtos fosse linda não haveria necessidade de uma nova compra em pouco tempo. Os três tipos de obsolescência são: obsolescência de função, de qualidade e de desejabilidade.
Com todo desse descarte de produtos por causa da sua pouca vitalidade a natureza sofre, pois quando não são mais uteis são descartados e também com a retirada de matéria prima para a produção de novos produtos e isso faz com que a expansão prejudique ainda mais a natureza e seu redor.
Alternativas com toda a certeza existem, mas no momento que estamos vivendo a publicidade é o instrumento central na sociedade de consumo e um grande motivador de nossas escolhas de que a sentir necessidade. E ela continua uma aliada fundamental para manter acesa a chama do consumo e da taxa decrescente do valor de uso das mercadorias, fazendo assim com que as pessoas comprem mais e esqueçam a consequência de seis atos para com o planeta.
3. É possível a reprodução do american way of life (modo de vida americano) em escala mundial? Por que o modelo chinês apresenta riscos? Pode-se afirmar que o modelo chinês tem semelhanças com padrões de desenvolvimento definidos por outros países capitalistas?
Não e possível à reprodução do crescimento material para os demais países e culturas. O crescimento econômico chinês acelerado, alucinante e escravo do carvão é uma bomba prestes a explodir.
A crise ecológica sem precedentes espalha a falência do projeto