Economia
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO: ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
PROFESSORA: GRACILENE
ALUNO: RAPHAEL ALMEIDA
INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Campina Grande – PB
14 de Abril de 2014
FICHAMENTO
1. Conceito – O que é economia?:
Defini-se economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens de serviço, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência que estuda como a sociedade administra os recursos escassos.
2. Problemas principais e decorrentes:
O que e quanto produzir: Devido à escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.
Como produzir: Os produtores terão que escolher, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.
Para quem produzir: A sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.
3. Sistemas Econômicos:
O sistema econômico é definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. E são classificados como:
Sistema Capitalista ou economia de mercado: É regido pelas forças de mercado, predominante a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;
Sistema Socialista ou economia centralizada: As questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção, como, bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias primas.
4. Curva de possibilidades de produção:
Curva de possibilidades de produção: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção.
Custo de oportunidade: Também chamado de custo alternativo, é a transferência dos fatores de produção de um