Banco de Dados
CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
DISCIPLINA: BANCO DE DADOS
PROFESSOR:
BANCO DE DADOS
Teresina – Piauí – 2014
BANCO DE DADOS
Trabalho apresentado como requisito para
Obtenção da nota na disciplina Banco de
Dados, no Curso de processamento de dados, na Associação de Ensino Superior do
Piauí. Professor .
Teresina – Piauí - 2014
Introdução
Bancos de dados
O que é um banco de dados?
Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.
Utilidade de um banco de dados?
Um banco de dados permite pôr dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização, assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso é ainda mais útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos.
Um banco de dados pode ser local, quer dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede.
A vantagem essencial da utilização dos bancos de dados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuários, simultaneamente.
A gestão dos bancos de dados
A fim de poder controlar os dados bem como os usuários, a necessidade de um sistema de gestão fez-se sentir rapidamente. A gestão do banco de de dados faz-se graças a um sistema chamado SGBD (sistema de gestão de bancos de dados) ou em inglês DBMS (Database managment system). O SGBD é um conjunto de serviços (aplicações