Economia
Matriz de relações intersetoriais - Inclui transações intermediárias, também relações econômicas entre os vários setores das atividades.
Princípios das contas nacionais-Consideram-se apenas as transações com bens e serviços finais, n sendo computados as transações com bens e serviços intermediários.
Mede-se apenas a produção corrente do próprio período – As transações referem-se a um fluxo, são definidas ao longo de certos períodos – A moeda é neutra no sentido apenas de ser considerada como unidade de medida – Não são consideradas os valores das transações puramente financeiras.
Economia: Empresa-Familia: economia de dois setores – Setor publico ( três setores )
Produto Nacional:valor de todos os bens e produtos finais medidos a preço de mercado produzido num dado período de tempo: PN=E(somatória)p-q PN = C
Despesas Nacional – gastos dos agentes econômicos com o produto nacional revela quais são os setores compradores do produto nacional. DN= C onde C bens de consumo.
DN=C+I+G+(X-M) onde I=despesas das empresas com investimento; G=despesas do governo; X-M = exportações e importações.
Significa que o produto Nacional é vendido para os 4 agentes de despesas:consumidores, empresas, governo e setor externo.
Renda Nacional – Soma dos rendimentos pagos aos fatores de produção no período. RN= salários+juros+alugueis+lucros ( RN=W+J+A+I)
Produtos Nacionais=Despesas Nacionais=Renda Nacional
Formação do Capital:Poupança agregada – É a parcela de RN q não é consumida no período : S=RN-C ( C consumo agregado). Não consume no período deixa para uso futuro.Investimento agregado: Gasto com bens que foram produzidos mas q não foram consumidos