economia
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas e juros, balança de pagamentos e de câmbio.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
A microeconomia preocupa-se com partes da economia, já a macroeconomia estuda a economia como um todo, o que se verifica é que o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais.
2. Considerando o fato de vivermos num mundo de transição, o apelo e estímulo ao consumo são constantes no dia a dia. Faça um comentário à luz do que chamamos de “Era de Consumo”.
A importância atribuída à satisfação imediata das próprias necessidades e ao poder aquisitivo das pessoas atinge proporções acima do razoável, apoiada, muitas vezes, no conceito de desenvolvimento econômico. Sem uma renda, ele não terá poder de compra e não poderá se comportar como consumidor. Quanto maior sua renda, tanto mais poderá consumir bens e serviços, aos diversos preços.
3. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca de crescimento econômico à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.
É possível haver distribuição de renda durante o bom andar da economia. Entretanto, não foi isso que aconteceu no Brasil durante o chamado “milagre econômico”. Na verdade o que houve aqui foi uma bruta concentração de renda com a “teoria do bolo”, nesse período apesar de elevar a renda de todas as classes, os mais ricos elevaram sua renda ainda mais do que os mais pobres, ocorrendo uma