economia
Questão I
A macroeconomia tem como objeto de estudo quais questões? Como diferenciar a análise macroeconômica da análise microeconômica?
A macroeconomia busca alcançar os objetivos da economia como um todo, ocupando-se de questões como emprego, preços, crescimento e desenvolvimento sustentável, das flutuações das variáveis agregada. Ela focaliza o estudo nos seus objetivos que os afetam.
Na análise macroeconômica, tudo influencia em tudo, pois ela estuda os grandes agregados dentro de um enfoque de análise global; não se detém aos pormenores do comportamento de unidades econômicas individuais, tratando do desempenho geral, ou seja, mensura o desempenho global da economia. Já a análise microeconômica é Ceteris paribus, na qual o mercado isolado não influencia nem é influenciado. Nesta análise é verificado o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis. Ela estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam.
Resumindo, a microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, enquanto a macroeconomia estuda os grandes agregados, dentro de um enfoque de análise global.
Questão II
Quais objetivos da política macroeconômica? Quais mecanismos o governo utiliza para atingir os resultados esperados?
A política macroeconômica tem como objetivos: alcançar o pleno-emprego, alcançando o pleno emprego de recursos, diminui o desemprego e aquecendo a economia; promover o crescimento econômico sustentável, um crescimento longo e equilibrado, de tal maneira que não haja aumento de poluição no meio ambiente nem má distribuição de renda; controlar o índice relativo de preços, controlando assim a inflação e; promover o desenvolvimento econômico, distribuindo a renda de forma mais justa e igualitária. Em linhas gerais, o objetivo da macroeconomia é mensurar o desempenho global da economia.
Para atingir os resultados esperados, o governo utiliza como mecanismos: