Economia
É um sistema economico no qual participam tanto o sector privado como o sector público. Existe em muitos países capitalistas, nomeadamente nos de regime social-democrata. Na economia mista o Estado, além de orientar a economia, detém a propriedade de importantes empresas em sectores estratégicos (banco, indústrias transformadoras, transportes, saúde e educação).
A maioria dos países do mundo, incluindo países com regimes políticos considerados democráticos, têm uma economia mista.
Economia planificada, também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada", é um sistema econômico onde a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas [1], no qual os meios de produção são propriedade do estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção. Nesse sistema a escolha da proporção entre quanto do PIB deve ser investido, e quanto deve ser consumido, torna-se uma decisão política centralizada
Economia de mercado é um sistema econômico em que os agentes econômicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) podem atuar com pouca interferência governamental. É um sistema típico da economia capitalista.A economia de mercado é um dos pilares apoiados por economistas que defendem o liberalismo econômico e o neoliberalismo.
Principais características da economia de mercado:
Liberdade para definição de preços de serviços e mercadorias. A livre concorrência é que regula o mercado com relação aos preços; Produção e consumo de bens e serviços estabelecidos pela interação entre oferta e demanda; Quase a totalidade dos produtos e serviços de uma economia de mercado é produzida pela iniciativa privada (indústrias, comércios, bancos e empresas prestadoras de serviços). Num país que segue este sistema econômico, há