Economia
1 – MACROECONOMICO:
Macroeconomia é o estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências da economia no que diz respeito principalmente à produção e geração de renda ao uso de recursos, ao comportamento dos preços e ao comercio exterior; os objetivos da macroeconomia são principalmente o crescimento da produção e uma balança comercial favorável, dentre os principais indicadores macroeconômicos temos:
PIB – Produto Interno Bruto-avalia-se toda a produção de bens e serviços realizada no interior do país.
Relação Dívida/PIB
PNB – Produto Nacional Bruto - representa o total da produção de uma nacionalidade, independente do país que ocorreu a produção.
PIB per capita
PNB per capita
Crescimento Econômico - é a expansão das possibilidades de produção da economia.
Investimentos Estrangeiros
Inflação
Reservas Internacionais
Taxa Dólar
Taxa de juros
Balança Comercial
Risco País
Produção Industrial (mensal)
Pesquisa Mensal Do Comércio
Taxa De Desemprego
Força de Trabalho
MICROECONÔMICO:
Microeconômico é o estudo das decisões de indivíduos e empresas e de como essas decisões interagem no mercado onde procura explicar os preços e as quantidades de bens e serviços individuais, também estuda os efeitos da regulamentação governamental e dos impostos sobre os preços e as quantidades de bens e serviços. Os principais indicadores são:
CONSUMIDORES: Os consumidores têm renda limitada, a qual pode ser gasta em ampla variedade de bens e serviços ou poupada para o futuro.
TRABALHADORES: Os trabalhadores também enfrentam restrições e fazem escolhas, as pessoas devem decidir quando devem fazer parte da força de trabalho.
EMPRESAS: As empresas também encontram limitações em relação aquilo que podem produzir e aos recursos que podem empregar para produzir.
PREÇOS E MERCADOS: Em uma economia de planejamento central, os preços são fixados pelo governo, em uma economia de mercado, os preços