Economia
1) Ferramentas básicas da análise econômica
Microeconomia e macroeconomia
O objeto do estudo da economia são as relações materiais entre as pessoas. Um fato básico é que os desejos materiais das pessoas são mais amplos que a disponibilidade de recursos.
O conflito entre os desejos ilimitados e as possibilidades limitadas resulta no mais importante problema analisado pela economia: a escassez e a consequente necessidade de escolha.
Microeconomia – considera o comportamento dos agentes econômicos definidos de forma específica.
Macroeconomia – ocupa-se da economia como um todo, resultante das escolhas de muitos agentes.
Construção da microeconomia
Ao estudar o comportamento dos agente econômicos nos mercados, a microeconomia adota a perspectiva de otimização dos objetivos. Os consumidores visam maximizar sua satisfação ao comprar bens e serviços de acordo com duas preferências e limitados pelo preços e renda. As empresas visam maximizar lucros, limitadas pela tecnologia de produção, demanda e ambiente de mercado.
O estudo da microeconomia enfoca principalmente:
- o comportamento dos consumidores;
- o comportamento dos produtores e seus custos;
- o ambiente nos mercados onde os agentes negociam a produtos e insumos, ou seja, a análise da concorrência.
Custo de oportunidade
O custo de oportunidade permite comparar o que se obteve (satisfação ou lucro) e o que se deixou de obter. A melhor opção seguinte determina o custo de oportunidade da decisão tomada e, naturalmente, o agente econômico otimizou se a satisfação ou lucro com sua escolha tiver sido maior do que o custo oportunidade.
Lei da demanda
O propósito é identificar os vários fatores que afetam a decisão de compra.
Existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade que os demandantes estão dispostos a comprar de um certo bem ou serviço.
A demanda por bens de consumo depende de muitos fatores, como:
- as preferências dos consumidores e seu nível de