economia
Economia e Negocios.
Profª: Luciana Bueno
IESA
(CAPA)
(DESENVOLVIMENTO)
1- o que é mercado: mercados competitivos e mercados não competitivo. a definição de ercado é nada mais que um gupo de compradores e vendedores que por meio de suas reias ou potenciais interações, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos, podemos observar que um mercado tem mais de um setor.Setor é um conjunto de empresas que vendem o mesmo produto ou produtos coligados, o setor corresponde ao lado da oferta de mercado.
*mercados competitivos: de orma implificada mercado competitivo é o mercado com muitos compradores e vendedores, de tal modo que nenhum compador ou vendedor, individual tenha impacto significativo no preço do produto. temos como exemplo o mercado agricola, onde milhares de fazendeiros produzem trigo, que por sua vez é adquirido por milhares de compradores para produção de farinha de trigo e outros produtos, como resultado nenhum fzendeiro ou comprador desse produto pode afetar individualmente o preço de modo significativo.
* mercados não competitivos:
São mercados que possuem muitos produtores, porem são classificados como não competitivos uma vez que determinadas empresas podem em conjunto afetar o preço do produto, tomemos como exemplo o mercado mundial de petroleo, onde desde o inicio da decada de 1970 ele tem sido comandado pelo grupo de produtores da OPEP que atuam em conjunto.
2-Fundamntos da Oferta e da Demanda.
A analise da oferta e da demanda é uma ferramenta essencial e poderosa que pode ser plicadaa uma ampla variedade de quetões interessantes e importantes. o modelo da oferta e da demanda é o instrumento chave da microeconomia, onde podemos compreender como e porque os preços mudam e o que acontece quando o governo intervem em um mercado.
Oferta e demanda combina dois conceitos importantes, a curva da oferta e a