economiA
UNIDADE 1 - SISTEMAS ECONÔMICOS, ECONOMIA E DIREITO
Conceito de economia e de ciências econômicas. Sistemas econômicos: conceito, sistema econômico de tradição, de autoridade e de autonomia. Liberalismo econômico e atuação do Estado. Economia e direito.
UNIDADE 2 - NOÇÕES DE MICROECONOMIA
Oferta: determinantes, oferta em função do preço do produto. Demanda: determinantes, demanda em função do preço do produto. Elasticidades da demanda: elasticidade-preço, elasticidade-renda e elasticidade preço cruzada da demanda. Mercado. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio. Intervenções do Estado na defesa da concorrência.
UNIDADE 3 - NOÇÕES DE MACROECONOMIA
Principais agregados econômicos. Inflação e políticas de estabilização: política fiscal e política monetária. Experiências brasileiras recentes. Política de estabilização atual. Ganhos e perdas da sociedade.
UNIDADE 1 - SISTEMAS ECONÔMICOS, ECONOMIA E DIREITO
Leitura Obrigatória – Cap. 1; Cap. 5; Cap.6
Livro: Curso de Economia
Autor: Fábio Nusdeo
CONCEITO DE ECONOMIA E DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Definição de economia: “A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.” (TROSTER E MOCHON, 1999).
Economia enquanto ciência social: é o estudo da ação econômica do homem – produção, geração, apropriação, dispêndio e acumulação da renda.
SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES → ATIVIDADE PRODUTIVA → PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS → CONSUMO
Escassez: caracteriza o problema econômico, tendo em vista a disparidade entre as necessidades humanas (que são ilimitadas) e a disponibilidade de recursos, que são limitados. É a partir da escassez que surge o bem econômico.
Custo de oportunidade: em função da escassez dos recursos,