Economia
A Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes é uma teoria que expressa a relação econômica da utilização de unidades adicionais de trabalho. Também conhecida por lei das proporções variáveis ou lei da produtividade marginal decrescente, esta lei afirma que, em todo processo produtivo, se a quantidade de um insumo for aumentada e a quantidade dos outros insumos permanecer constante, a produção total por insumo irá cair.
2 DESENVOLVIMENTO
Também conhecida por Lei das Produtividades Marginais Decrescentes, a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes significa que os acréscimos de produção de um bem se vão tornando cada vez menores à medida que vamos acrescentando mais unidades de determinado fator produtivo, mantendo a quantidade dos restantes fatores produtivos constante. Considerando a produção de um bem qualquer, na qual é utilizado pelo menos dois fatores de produção: capital e Trabalho. Para aumentar a quantidade de produção do bem, você terá que aumentar a quantidade de fatores de produção, capital ou trabalho, ou os dois. Suponha também que um dos fatores de produção é fixo e o outro é variável. Por exemplo, o capital é fixo no curto prazo, pois não é possível aumentar o tamanho das instalações da fábrica e nem a quantidade de máquinas dentro dela, portanto o fator variável será a mão de obra na qual é mais fácil contratar ou demitir trabalhadores.
2.1 Com base na LEI DOS RENDIMENTOS MARGINAIS DECRESCENTES dê um exemplo real de sua aplicação no mundo dos negócios ou do trabalho.
Tenho uma chácara e desejo abrir uma vala de drenagem. Trago um operário e ele começa a escavar, acrescentando um segundo operário, os dois passam a cavar a vala mais eficientemente, pois poderão especializar-se,um usando a picareta e o outro a pá,tendo com isso a produção aumentará a uma taxa crescente.Ocorrendo um maior grau de especialização quando acrescentei um terceiro