Economia
R; utilidade é uma medida de satisfação relativa de um agente da economia. A análise da sua variação permite explicar o comportamento que resulta das opções tomadas por cada agente para aumentar a sua satisfação
2. Qual é o significado da lei das utilidades marginais ponderadas?
R: A lei das utilidades marginais decrescentes constitui um dos conceitos-chave de toda a teoria da procura e explica que a utilidade aumenta sempre que se consome mais uma unidade do bem mas esses aumentos são cada vez menores, ou seja, a utilidade marginal é decrescente.
3. O que é excedente do consumidor?
R: O Excedente do Consumidor corresponde à diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e o montante que efectivamente paga. Esta situação ocorre porque o consumidor consome até ao momento em que a sua utilidade marginal iguala o preço de mercado. Desta forma, todas as unidades consumidas excepto a última apresentam utilidades marginais superiores ao preço.
4. Quais fatores determinam se a elasticidade-preço da demanda de um bem será alta ou baixa?
R: Essa reação é calculada pela razão entre dois percentuais. A variação percentual na quantidade demandada dividida pela mudança percentual no preço. Ou seja, Ed = variação percentual na quantidade demandada mudança percentual no preço.
5. Qual é a diferença entre bens substitutos e bens complementares?
R: representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem. À representação gráfica da função procura é dada a designação de curva da procura. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa.
6. Que efeito tem o