Economia
Este trabalho tem como objetivo tratar da controladoria aplicada ao orçamento. O orçamento, é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para um determinado exercício. Um orçamento é a expressão das receitas e despesas de um individuo ou organização, dentro de um período limitado. Ele deriva do processo de planejamento organizacional, ou seja, a organização deve estabelecer objetivos e metas, e este deve conter valores em moeda para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
Objetivo
As empresas podem se beneficiar muito de um programa orçamentário. Embora algumas empresas possam obter certo grau de sucesso sem orçamentos, elas jamais atingirão as alturas a que poderiam chegar com um sistema coordenado de orçamentos.
Estrutura
Para alcançar esses objetivos, este trabalho terá a seguinte estrutura: As problemáticas da gestão sem o uso da controladoria, Controladoria e Orçamento e Controladoria Estratégica.
1- As problemáticas da gestão sem o uso da controladoria
2- Controladoria e Orçamento (conceito e ligação)
Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei. Pode-se até mesmo questionar o procedimento e até mesmo a lógica científica de Finanças. Porém, após entender e compreender é fundamental colocar em prática esses conceitos e práticas reconhecidos no mundo inteiro. O orçamento empresarial deve abarcar os quatro pontos mais importantes em finanças que são:
a) lucratividade;
b) rentabilidade;
c) liquidez; e
d) risco.
3- Controladoria Estratégica (fatores de êxito)
Entre os benefícios contam-se os seguintes:
1. Os orçamentos fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda à organização.
2. Os orçamentos forçam os gerentes a pensar no futuro e planejá-lo. Na falta da necessidade de fazer orçamento, vários