Economia
A Economia no Brasil ”nunca na história desse país” como diria o ex-presidente Luís Inácio da Silva, é tão preocupante quanto os dias atuais, mesmo tendo passado pela ditadura e inflações imensuráveis, a preocupação é de grande proporção, pois o perigo não é interno e sim externo. Com a crise formada na Europa e no EUA, que já vinha balançando desde a crise dos imobiliários em 2008, o Brasil poderá ser afetado de forma direta, afinal os EUA, país importador de boa parte dos produtos brasileiros e considerado eixo econômico mundial, encontra-se em uma crise político-econômica instável. Entretanto, enquanto os Republicanos e os Democratas negociam interesses, resta ao Brasil, se preparar e fortalecer a Economia Brasileira.
2. CONCEITO DE ECONOMIA
Segundo Paul A. Samuelson (1915-2009), economista Americano, a economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais, a idéia de que os bens sempre são escassos, podendo não atender todas as necessidades e desejos do indivíduo; e de quê a sociedade como um todo deve utilizar seus recursos da melhor maneira possível, maximizando a satisfação e minimizando os desperdícios, podendo assim, chegar num equilíbrio econômico.
Em outras palavras a economia procura responder a três questões básicas, que constituem a três problemas de qualquer organização: o quê, como e para quem:
- O que produzir e em qual quantidade? Quais produtos e/ou serviços deverão ser produzidos para satisfazer as necessidades de uma sociedade?
- Como os bens devem ser produzidos? Que tecnologia, métodos e matérias deverão ser utilizados para produzir um determinando produto?
- Para quem esses produtos serão repassados? Quem deverá ganhar mais e quem deverá ganhar menos?
3. PRIMEIROS PRODUTOS QUE FORMARAM A ECONOMIA BRASILEIRA
No antigo