Economia
Faculdade Anhanguera
Curso de Administração (EAD)
Teoria da administração
ATPS – Teorias da Administração
Tutor à distância: Prof. Reginaldo Coscrato
Campinas, 14 de setembro de 2012
Introdução
A rapidez com que está acontecendo as mudanças e os desafios do mundo globalizado estão levando as organizações a se adequarem para a sobrevivência no ambiente de negócios.
A teoria administrativa está passando por um momento de revisões críticas. O mundo está mudado e a teoria da administração também está sofrendo mudanças, hoje ser grande não significa tudo, o que conta mesmo, é a agilidade das organizações, independente do seu tamanho. Uma organização para ser bem sucedida é necessário mudar, adaptar-se e aprender.
Antes teoria administrativa funcionava como máquinas, ordem, regularidade, permanências, etc., eram tidas como conceitos fundamentais, com a rapidez nas mudanças tiveram que além de administrar o financeiro saber lidar com o conhecimento dos seus funcionários, ou seja, descobriu que seu principal capital seria nós seres humanos (funcionários) difícil de ser contabilizado, mas um grande diferencial nas empresas.
Teorias da Administração
Premissa é a proposição, conteúdo, são informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Para a administração as premissas são muito mais importantes do que os paradigmas para uma ciência natural, pois ela não exerce o impacto sobre o universo natural, mas sim em sua disciplina social, sendo tratada no comportamento de pessoas e instituições humanas. O universo social é sujeito a mudanças contínuas, significando que as premissas que eram válidas ontem podem se tornar inválidas hoje. A disciplina da administração hoje se encontra no ponto e devemos analisar bem as premissas que as conduzem para determinados caminhos. Atualmente existe uma premissa que é defendida por alguns teóricos na administração e pelos