economia
A revolução verde pode ser entendida de maneira geral como um modelo que se baseia no uso intenso de agrotóxicos e fertilizantes na agricultura e que tem amplitude mundial.
A revolução verde pode ainda ser entendida como o conjunto de estratégias e inovações tecnológicas com o objetivo de se alcançar maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização de solos, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo.
Entretanto para que essa revoulçao se firmasse, houve uma serie de fatores sociais, politicos e economicos que contribuiram na sua composiçao. No fim da segunda Guerra mundial por exemplo, instituiçoes como a Rockfeller e a Ford demonstraram seus interesses em investir na agricultura como uma forma de muttiplicaçao do capital. Desse modo, algumas tecnicas de melhoramento de sementes foram implantadas principalmente em trigo, milho e arroz, que sao por sinal as principais fonts de alimentos mundial.
O que aconteceu no cenario industrial, foi que as industrias que antes investiam em material belico, passaram a incentivar o uso de inceticidas e fertilizantes quimicos na agricultura. As inovaçoe tecnologicas foram promovidas com intesa utilizaçao de maquinários nas etapas de produçao Agricola.
Surgiram do grande capital imperialista monopolista do pós-guerra mundial. Grandes empresários perceberam que um dos caminhos do lucro permanente eram os alimentos. Possuindo grandes sobras de material de guerra (indústria química e mecânica), direcionaram tais sobras para a agricultura. Encarregaram as fundações Ford e Rockfeller, o banco Mundial, entre outros, para sistematizarem o processo. Estes montaram a rede mundial GCPAI – Grupo Consultivo de Pesquisa Internacional (ZAMBERLAM; FRONCHET, 2001, p. 17).
Alem da segunda guerra mundial, um outro fator importante para a consolidação da revolução verde foi a Guerra fria.