economia
A Economia estuda a alocação dos recursos disponíveis pelos homens co-participantes de uma vida em sociedade, recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia) entre fins alternativos (lazer, segurança, sucesso) que buscam obter o máximo de benefícios por unidade de gasto, sendo assim um agente racional.
Desemprego, inflação, alteração nas taxas de juros, aumento de impostos entre outros já fazem parte do nosso cotidiano e são de interesse da Economia enquanto ciência, bem como os grandes problemas sociais, exclusão social, a questão do meio ambiente e a crise financeira.
A Economia esta dividida em duas áreas mais gerais, de caráter macroeconômico e microeconômico. A teoria microeconômica preocupa-se em explicar o comportamento econômico das unidades individuais representadas pelos consumidores, empresas e pelos proprietários de recursos produtivos
As empresas seriam responsáveis pela oferta dos produtos e serviços tendo como objetivo o lucro máximo. Dos consumidores partiria a demanda pelos produtos e serviços com melhor padrão de atendimento. Já o estado, responsável pela organização e regularização da sociedade, poderia agir como empresário. Dessa interação entre tais agentes tem-se o mercado, local em que compradores e vendedores de bens, serviços ou recursos realizam suas transações. Porém é preciso considerar que o sistema econômico oferece limites e esses limites consistem na escassez da oferta diante da demanda. Isso significa que a sociedade tem recursos limitados, não podendo produzir todos os bens e serviços desejados e cabe à microeconomia estudar como os agentes econômicos dentro do mercado, sob determinado preço e diante das limitações de recursos de produção, tomam decisões.
Mercado é o local no qual agentes